sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Grande Cidade e Eu...


Eu sei que quase todos são amantes das grandes cidades... Sinceramente, acho que quem tem a oportunidade de viver numa cidade mais pequena, é quem dá mais valor à qualidade de vida...

Agora que estou a trabalhar em Lisboa é que dou valor à minha querida e adorada cidade.
Gosto de vir a Lisboa em passeio, volta e meia, para ver exposições ou qualquer outra coisa que apeteça. Mas sinceramente, viver aqui é daquelas coisas que não consigo!

Comentar isto com um lisboeta também é engraçado. A resposta é gira:
- Lisboa é que é Portugal, o resto é paisagem!

Pois bem... Então eu prefiro viver na paisagem! É bem melhor! Mais calmo, tem tudo o que preciso perto de mim, não apanho tanto trânsito (embora cá eu ande a pé)... As praias no Verão são mais sossegadas e há mais por onde escolher sem me meter no trânsito e demorar uma eternidade a chegar lá. Tenho boas discotecas, embora não apareça lá gente famosa (o que também dispenso, gosto de pessoas mais terrenas e sem "snobismo" (embora o Jorge Gabriel tenha estado presente no casamento de uma prima minha e ele seja muito simpático e divertido)).
Há bares espectaculares, bons cinemas, e tudo e tudo...

Sem sombra de dúvida que é preferível viver na "paisagem". Posso agarrar no carro e passear na boa sem me meter em trânsitos estúpidos, ver pessoas arrogantes e snobes, parar num jardim a ler um livro, passear a noite a pé sem ter problemas de estar numa zona não tão boa...

Grandes cidades só são boas para passear... Para viver, NUNCA!

Peço desculpa a quem seja amante das grandes cidades, mas a única vantagem que têm é profissional. Aí sim, encontram-se muito boas oportunidades. Mas não sei até que ponto é vantajoso... Conheço muitos lisboetas que "fugiram" da capital para encontrarem o sossego que procuravam para constituir família e criar uma vida mais saudável.

Ao Domingo, quando chego a Lisboa, vinda da minha querida casa e cidade, saio do metro e deparo-me com o cheiro característico de todos os Domingos... O cheiro a lixo a abarrotar em todas as ruas da cidade... Lixo a transbordar dos contentores. É horrível!

E podia continuar a escrever e escrever mas penso que ainda seria excomungada então páro por aqui.

Não é que deteste Lisboa! Pelo contrário! Eu gosto! Mas não para viver...

(Peço desculpa a todos os amantes das grandes cidades mais uma vez!)

2 comentários:

Sadeek disse...

Myself...pois que concordo contigo a 1000%. Viver em Lisboa só mesmo em ultimo caso...

Prezo muito a calmaria ao fim do dia... :D

BEIJOOOOOOOOOOOOOO

Saltos Altos Vermelhos disse...

LOL nem sei como ainda não vieram mandar "postas de pescada" sobre o que dizes de lisboa lol mas sim concordo contigo! em lisboa para viver... não gostava mesmo!