sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Conversas...

Estando eu hoje, numa de me sentir pensativa, lembrei-me de ir desabafar com um colega... Pior o soneto do que a emenda porque em vez de continuar pensativa, fiquei a sentir-me uma merda... LOL
Hoje estou naquela de me auto-definir... Não sei quem sou.. Nem como sou... Então pronto... Mas para a próxima vou tentar descobrir sozinha! :p
(SIM, até ponho aqui a conversa pra me lembrar de não repetir!) LOL

CONVERSA:

EU - achas que eu uso alguma mascara para parecer feliz quando se pode dar o caso de não o estar... só fachada?


AMIGO - queres a qual resposta? A sincera ou a politicamente correcta?


EU - se eu quisesse a politicamente correcta não era a ti que perguntava....


AMIGO - perguntavas a um político? Acho k usas muitas mascaras. Uma delas é essa


EU - perguntava a alguém que quando fala para mim fala sempre com paninhos mansos. Mansos não..


AMIGO - eu acho k tens bue problemas em lidar com o mundo e com a relação tu <-> outros


EU - ...quentes. Ctg é diferente.. Não te preocupas com nada... falas e acabou


AMIGO - eu sou assim, é smp a estragar


EU - basicamente


AMIGO - tens aquela atitude passiva-agressiva


EU - traduz


AMIGO - das a entender k as coisas não te afectam (apesar de não seres mto boa nisso) mas sofres com elas. Tens o complexo k toda a gente te vê como coitadinha e queres mudar essa imagem. É por isso k reages bruta e mtas vezes disparas em todas as direcções


EU - então eu não passo de uma fachada a 100%...


AMIGO - define fachada?


EU - pk realmente eu não existo. Uso uma mascara em todos os aspectos


AMIGO - e? Isso não é fachada, ou melhor, é mas tipo toda a gente é assim, umas mais outras menos, umas só numas coisas outras em tudo, isso não é obrigatoriamente uma coisa má. Pode ter algumas desvantagens para algumas coisas, mas tem vantagens para outras. Acho k só é mau qd não és tu k tas em controlo, qd não és tu k tas a gerir conscientemente as fachadas k fazes, e as mascaras k usas. qd tas a dizer k não existes, isso ta errado. O k tu keres dizer é k a imagem k tens de ti própria é k não existe. O único problema aki não é os outros ou a maneira como os outros te vêem, o problema aki é tu não teres noção de kem és. E só te aperceberes disso agora. Para os outros, tu és kem sempre foste, não és diferente por ganhares a noção de kem és, porque isso é interno. O k pode acontecer é tu tomando consciência k afinal não és kem pensavas, comeces a tomar atitudes diferentes, aí sim, pode ser k os outros notem mudanças. Mas tu, a Ms. Myself k és para mim e como eu te vejo, existes e sempre exististe.


EU - isto veio tudo de a bocado alguém me ter peguntado no MSN pk eu estava triste. Eu disse que não estava e não estou, e a resposta foi k eu estava e que eu tinha de me abrir, e tirar a mascara, por isso é que me lembrei de te perguntar pk tu dizes sempre o que pensas


AMIGO - sim. Mas repara numa coisa, toda a gente tem mascaras, portanto isso k disseram funciona sempre, é um método para parecer k a pessoa te conhece mais do k tu pensas. é um classico para os gajos se meterem com gajas. não sei kem foi, mas eu diria k alguém anda a sondar terreno a ver se pega... as gajas têm akela necessidade compulsiva de escolherem um gajo k as perceba e compreenda, e os gajos aproveitam-se disso


EU - mas olha que se anda a sondar terreno anda a sonda-lo mesmo a descarada pk faz-me estes tipos de perguntas mm a frente do meu pai. mas eu não ando a procura de ninguem


EU - sabes k é uma carta k fica bem ser jogada em qualquer lado. pk é uma carta k por fora parece sincera e politicamente correcta. Aliás, ganha mais forca qd é jogada em publico, ate pk muitas gajas ficam embarassadas com isso.


EU – pois. mas se é sondar terreno não interessa pk não tenciono mudar de terreno tb. lol


AMIGO - da para fazeres o teste


EU - ? outra pergunta....


AMIGO - dizes logo k não tas interessada nele. e k não vale a pena ele vir com essa perguntas de psicologo k não vai resultar. ele qd vir k a técnica foi descoberta desiste. (ou entao tenta outra tecnica ) mas de qualquer forma, essas perguntas param.


EU - é esquisito


AMIGO - eu sou mm bom a avaliar pessoas


EU - pk ele é todo cristão


AMIGO - devia ter ido para psicologo


EU - tb acho k sim


AMIGO - somos todos cristãos... qd convem.


EU - mas ele é mais do k os k conheço


AMIGO - eu tou a dizer o k é provável. não sei se é mesmo.


EU - nem eu


AMIGO - ha smp excepcoes. tou a dizer como funciona no geral. next question'?


EU - atao...... sendo assim, qual é a tua definição de mim?


AMIGO - em k aspecto?


EU - dizes que eu existo. como achas que eu sou verdadeiramente?


AMIGO - akela k eras dantes. acho k continuas a ser. a diferenca é k agr tentas não ser


EU - mas dantes qd?


AMIGO - e tentas de uma maneira k na minha opiniao não é a melhor


EU - como eu era dantes?


AMIGO - dantes dantes. antes de eu te conhecer


EU - dantes eu era alegre e agr tento não o ser?


AMIGO - acho k nunca foste alegre


EU - não? entao?


AMIGO - acho k smp tiveste mtas batalhas interiores. mas dantes eras "coninhas" e sentias triste com isso e kerias k as pessoas te vissem como uma pessoa forte, e deves ter tido uns episodios de frustracao k marcaram e ós despois decidiste k ias passar a ser um gatinho com as garras de fora, e entao agora arranhas tudo. mesmo o k não é preciso


EU - mas eu ja fui alegre


AMIGO – sim. mas nunca te viste como uma pessoa tao alegre como outras k te rodiavam


EU – já. e mais ainda. eu animava muito as festas. lol


AMIGO - não tou a falar do alegre exterior


EU - não... mesmo interior, sentia-me bem, tinha bues amizades! foram grandes tempos, até ao 12 anos. lol


AMIGO - entao eras alegre e dps aconteceu qq coisa k te fez ver k as coisas k te faziam alegre afinal não eram reais


EU - descobri que havia estatutos sociais. Vários. lol


AMIGO - sabes qual é k eu acho k é o teu problema de fundo?


EU - ainda não o disseste?!? estas a demorar muito.


AMIGO - não


EU - não é normal.


AMIGO - isso é tudo causado por uma coisa. tu não tens a noção k a percepcao do mundo pode mudar


EU - entao?


AMIGO - quando aprendes algo sobre o mundo assimilas akilo e ficas com a ideia de k é assim e não tens a noção de k é assim nakela altura


EU - acreditas que vai deixar de haver destinçao entre os pobres e os ricos?


AMIGO - mas k noutras alturas o k tu pensas ou a maneira como ves as coisas muda


EU - acreditas k vai deixar de haver estes estatutos sociais de merda?


AMIGO - e qd o mundo te mostra os horrores por baixo da saia, obriga-te a mudares a maneira como o vês e tu não te das bem com isso pk pensas k a tua perspectiva anterior e k era a certa e k devia ser assim, entao ha um choque e tu reages se calhar demais, não adaptas. Exemplo, os putos vêm as coisas a preto e branco, a nivel moral. ou esta certo ou errado. uma das tarefas de crescer é perceber k o mundo tb tem tons de cizento, e mais ainda é perceber k o facto de ser branco ou preto ou cinzento não é uma coisa fixa, mas sim uma coisa relativa. comecas por aprender uma coisa mas não te podes agarrar a ela como se fosse uma verdade absoluta. tens de deixar espaco na tua concepcao das coisas para elas mutarem e evoluírem, o problema não é haver classes sociais, ou melhor, isso é um problema mas o teu problema com isso não está em isso ser assim, mas no facto de tu não saberes lidar com isso, de não te adaptares a esta realidade. qd eu digo adaptar não tou a dizer para passares a aceitar k as coisas tao bem assim ou k é certo haver ricos e pobres. não é mudares a tua opiniao ou o como tu achas k as coisas deviam ser, é mudares a maneira como ves as coisas a funcionar é aceitares k as coisas funcionam assim, aceitares k é assim k se processa, k é assim k isto existe na realidade. ao invés de simplesmente libertares raiva contra isso, criticares, ficares frustrada com a maneira como é. Resumindo, não peças paz no mundo, isso é para os hippies. observa o mundo, ve como ele funciona, aprende com ele e quando perceberes o mecanismo, actua no ponto certo onde podes fazer a diferença. não protestes só pk não concordas. aproveita o tempo em k estarias a protestar para seres engenheira e fazeres reamente alguma coisa. isto é válido para tudo, conhecimento é poder


EU - não é protestar... sempre fui descriminada por ser pobre... isto a partir do momento que fui pro colégio. aí é que vi k eu só servia qd alguém precisasse de alguma coisa, pk de resto eu era pobre. entre isto mais diferenças


AMIGO - isso só te causou impacto pk tinhas a ideia de k ser pobre era mau, era ser menos


EU - não era ser menos.... pk esse facto nunca me importou! sempre tive o que queria... era ser descriminada por isso! pk eu não achava ser mau achava não ser justo ser descriminada por isso


AMIGO - ng disse k o mundo era justo. o mundo não tem de ser justo. e o mundo não é justo. o problema não é o mundo não ser justo. o problema é tu não saberes lidar de uma maneira construtiva com o facto de o mundo não ser justo, tas a perceber? onde kero chegar? eu faco-te uma analogia. viver é como andar à porrada, tens um gajo do outro lado k sem razao aparente ker-te dar murros. tens sempre duas opcoes: ou defendes-te dos murros, ou desvias-te dos murros. Tu defendes-te dos murros. k é uma coisa k dá para te manteres viva, mas desgasta. aleija à mesma e é uma téctica k eventualmente te quebra, porque kem ta do outro lado não se cansa nunca. se perceberes como funciona o mundo, o k motiva o kê, o k leva as pessoas a agir de determinadas formas, etc... consegues prever os murros e antecipadamente desviares-te deles. desviares-te não ker dizer k o combate acabe mais depressa, não acaba, vai ser sempre assim ate ao fim da tua vida, mas não desgasta. Não te vai quebrando, mas o melhor é k deixa-te as mãos livres para dares tu um murrito de vez em quando, e como tiveste a observar, sabes exactamente onde dar um pequeno murrito para causar mais dano.

Sem comentários: